Barraca Bivak 1 da Trilhas e Rumos

Barraca Bivak 1 da Trilhas e Rumos
Barraca Bivak 1 da Trilhas e Rumos

A algum tempo sou o proprietário de uma barraca Bivak 1 da trilhas & Rumos.

Nestes anos com ela ainda não peguei nenhuma chuva considerável, mas já passei muito vendaval e mal tempo com ela. A barraca é algo que chama atenção em qualquer acampamento pois poucas pessoas tem a “coragem” de compra-la. Digo coragem pois é uma barraca com preço de 2 pessoas mas a barraca mal acomoda 1 pessoa.

Sim como o próprio nome  já diz é barraca de 1 pessoa para bivaque (acampamento improvisado onde se preza pela rapidez, leveza e não pelo conforto), a versão em armação de alumínio pesa 1,75 kg segundo alguns sites.

A versão que possuo é azul  com armações em fibra. Posso destacar algumas vantagens desta barraca:

  • leve, 2 kg aprox. não são tanto peso para barraca.
  • pequena armada, ocupa pouco espaço no terreno oque é ajuda em montanha onde as vezes o espaço é restrito.
  • aerodinâmica, pode parecer bobagem mas vai encarar ventania na crista de uma serra e você ficara contente em sua barraca ser perfil baixo.

Em contrapartida tem os pontos que realmente me deixam com raiva desta barraca:

  • espaço reduzido demais, tenho 1,70 m de altura e na barraca cabe eu e algum lanche, tenho que deixar minha mochila do lado de fora enrolada em dentro de um saco para não pegar sereno.
  • não é barraca que aguente tempos extremos, neste ultimo passeio nos Marins apesar de bem esticada ela cedeu com os ventos fortes, movendo a armação de posição. Não desabou mas so deu cedida.
  • não da nem para se sentar dentro dela(altura muito baixa), é necessário entrar se arrastando.
  • as vezes acho que se fosse preta seria na verdade um caixão.
  • ja mencionei que ela é pequena/apertada ???

Ta bom, a barraca tem mais contras que pró, mas é barraca para um fim especifico: caminhadas rápidas onde peso e praticidade conta mais. Não sei comparar ela com uma Azteq Minipack, Big Agnes ou outras barracas igualmente leves e com mais espaço, mas pelo preço acho  que até é uma opção boa.

Minha Barraca Bivak 1 da Trilhas e Rumos
Minha Barraca Bivak 1 da Trilhas e Rumos

A foto acima ela esta do lado de uma Big Agnes (2 pessoas) de meu amigo Alexandre.

Talvez minha próxima opção de barraca seja a Azteq Minipack mesmo. E vocês, alguma experiencia com barracas para compartilhar?

carlos

Engenheiro Civil, ex-militar mas principalmente um montanhista sempre aprendendo coisas novas e compartilhando técnicas, dicas e principalmente o gosto de estar nas montanhas.

http://www.ideiafacil.com

7 thoughts on “Barraca Bivak 1 da Trilhas e Rumos

  1. A bivak 1 da T&R chama a atenção pelo baixo peso e volume. Mas como você escreveu ela é beeem pequena.

    E é pra 1 pessoa. Pra casal é melhor uma dois lugares e pra mim dispnível no mercado nacional é a Azte Nepal. Tenho uma e estou super satisfeito. É a minha menina… kkkkkk

    1. Obrigado pelo comentário Mario.. parabéns pelo seu site.

      A bivak é legal… mas o espaço é realmente um problema, com tempo ruim ficar 1 dia todo dentro de uma barraca que não da nem para se sentar é claustrofóbico demais.

  2. Vim aqui para reclamar desta %&$”[email protected]# desta barraca. Tenho uma também. Você esqueceu de mencionar que ela simplesmente não estica… por mais que a force. Tenho outras barracas que não são auto-sustentáveis (Eureka Solitaire e Aztec Nepal) e estas ao espetar 2 ou 3 speks, vlupt, já estão armadinhas e esticadinhas. A minha Bivak é marrom (onde que eu tava com a cabeça quando comprei dessa cor !?) e tem a cor e o formato exato de um caixão ! Uma das poucas coisas que gostei nela é o avanço lateral que permite cozinhar na chuva (já reclamei sobre isso em minha Eureka Solitaire) e, como dito, o pouco espaço que ela ocupa. Eu não reclamo do espaço interno porque a proposta é essa mesma e a comprei para minhas caminhadas solitárias. Nem pense em dormir com a patroa nesta barraca, mesmo que vocês sejam dois magricelos ! Ao falar dessa barraca estamos falando na maioria das vezes de caminhadas solo e para isso estou convencido que o sistema modular de rede da Kampa é o que há (nem passa pela minha cabeça comprar mais barracas solo). Ainda farei um post sobre isso.

    é, só vim para reclamar, heheheh !!
    abraços

    1. Olá Lex obrigado pelo comentário…. realmente em se falar de barraca solo não se pode esperar grande coisa.Minha bronca com ela é não ser muito estavel armada e não poder nem ficar sentado(um dia todo de chuva so deitado sem poder sentar deve acabar com minha sanidade mental…o resto dela).
      Atualmente estou com a mini pack da Azteq, ainda nem tirei do pacote…Parece barraca bem melhor com pouco peso 1,75kg e teoricamente de 2 pessoas.

      Poxa um post sobre o sistema da Kampa seria legal… também parece boa opção, ja usei muito aquelas redes trançadas da Ferrino em acampamentos rápidos, mas como atualmente tenho estado mais em montanha fica mais difícil usar redes.
      Assim que conseguir folga no trabalho vou estrear minha mini pack… nem que seja no quintal …heeehehehe

  3. Legal o post. Tenho uma Azteq Nepal boa barraca, mas também estou caminhado para o sistema de rede, ainda não tive oportunidade de testar. Em montanha é mais difícil, mas ainda assim da para montar um bivaque com o toldo.
    No começo eu ia comprar a Mini pack, mas por questão de oportunidade fui de Nepal, o material das duas é o mesmo. Então acho que vc fez uma boa compra, só para questão de vento que acho essas barracas meio suspeitas.

Comments are closed.