Como lavar a bota de trekking

Bota é provavelmente o equipamento que mais sofre em um acampamento, horas e horas andando, barro, atravessar riachos, poeira,etc..

Também é o equipamento que devemos melhor escolher e cuidar bem, são o suporte básico de toda aventura.

Nem todos usam botas em acampamentos, o calçado deve ser escolhido conforme o terreno e clima. Se famos fazer acampamento na praia: sandálias. Lugares com muita umidade e riachos: botas impermeáveis. Pequenos trekking: tênis. Escaladas em rocha: sapatilhas

Após um passeio a bota provavelmente estara um verdadeiro bagaço.

Descanso
Creative Commons License photo credit: Caliaetu

Logo que se chega em casa a primeira coisa a fazer é tirar toda a lama da bota. Retire antes a palmilha e cadarço.Para isso use um pano úmido ou até uma escova de cerdas macias para retirar o grosso da lama.

Botas NUNCA devem ser postas de molho dentro da água, NUNCA lavadas em máquina ou secadas em secadora, fornos, micro-ondas ou seja lá oque for. Botas devem ser lavadas a mão com pano úmido(ou no máximo escova de cerdas macias umedecida). Da trabalho e é chato demais, mas aumenta em muito a vida útil da sua bota.

Próximo passo é retirar a palmilha e lava-la separadamente, deixando secar a sombra em local arejado. O mesmo se aplica aos cadarços.

Botas de couro:

Botas de couro recebem também um cuidado especial, deve-se tomar muito cuidado para não encharca-lo quando se esta limpando a bota. Principalmente na parte interior. Para secar vale o mesmo conselho de deixa-la longe do Sol.

Botas de couro podem depois ser engraxadas se for o caso. Eu geralmente mantenho botas de couro com grossa camada de graxa quando sei que vou guarda-las muito tempo.

these boots
Creative Commons License photo credit: gf3uk

Os cuidados básicos são estes, espero que ajude a preservar melhor sua bota companheiras de tantas aventuras.

carlos

Engenheiro Civil, ex-militar mas principalmente um montanhista sempre aprendendo coisas novas e compartilhando técnicas, dicas e principalmente o gosto de estar nas montanhas.

http://www.ideiafacil.com