Coisas que aprendi em 2009

Em todo início de ano paramos alguns minutos para analisar oque fizemos no ano que passou e oque pretendemos no ano que se inicia. É a época das resoluções de ano novo: promessas que fazemos a nós mesmos e que geralmente não resistem a um mês. Alguns prometem entrar academia e perder aqueles quilos a mais, outros prometem parar de fumar.
Eu prefiro analisar oque aprendi no ano passado e ter certeza que realmente aprendi. Analisar oque se aprendeu em um ano é no fundo ver que você esta mais sabido que no ano anterior, pelo menos aprendeu algo com seus erros e isso já é uma boa coisa.
Este ano passado foi um bom ano, aprendi muito seja por bem ou por mal. Acho que no geral foi do jeito difícil, mas tudo isso nos fortalece. Algumas coisas que aprendi neste ano de 2009:

1. Ter um plano é bom.
Fazer as coisas sem saber exatamente oque se quer e onde se quer chegar não é uma maneira eficaz de se alcançar um objetivo. Listar suas metas e arrumar um modo de medir o seu progresso é parte importante de se chegar a um sonho. Também poder reavaliar o plano e se mudar oque não esta funcionando e refazer oque esta funcionando, faz parte do próprio plano.

2. Nunca leve algo novo em acampamento.
Levar algo que você não testou em um acampamento é pedir para ter problemas. Em minha travessia eu levei barrinhas de cereal como parte principal da alimentação, como foi tudo de ultima hora acabei levando a marca que encontrei no supermercado(supermercado no interior nem sempre se tem muitas escolhas). Péssima escolha, a barra era de gosto horrível e acabei quase não comendo, faltou energia para travessia e senti nos joelhos o efeito da escolha errada.

3. Peso é parte essencial de um acampamento.
Saber exatamente os pesos de seu equipamento e oque você é capaz de carregar é a diferença entre sofrer e se divertir. Neste ultimo acampamento fui com mochila de 45 litros para passar 3 dias e acho que foi uma das vezes que levei menos peso. Barraca mais leve, mochila leve, underwear ao invés de roupa de lã, no geral equipamento melhor fez a diferença.

4. Uma garota pode te fazer um super homem ou te fazer um nada. Se você deixar.
Pois é nada como um amor mal resolvido para acabar com seu animo por meses. Todos nós temos um momento em que nos deixamos levar pelo modo como interpretamos algo. O difícil é você perceber isso e se colocar de novo no rumo certo. Oque nos leva a próxima lição.

5. Só você mesmo pode te fazer feliz ou infeliz.
Esta é uma lição difícil de aprender e provavelmente ainda vai faltar um tempo para mim aprende-la totalmente. Quando digo você mesmo, quero dizer o modo como você interpreta as coisas. Quando alguém te ofende por exemplo temos duas escolhas: pensar em “eu fiz algo errado e mereço esta ofensa, sou mesmo um miserável” ou podemos pensar “bom esta pessoa deve ter algum problema para me ofender assim, melhor eu seguir o meu rumo”. Entenderam a diferença?

Se você  não aprendeu com seus erros é porque ainda não sofreu o suficiente com eles.

Se algo da errado eu não devo ficar pensando no erro mas na solução ou oque aprendi com o erro. Se você todo dia para e pensa em tudo que deu errado no dia e pede a Deus uma ajuda, você esta sendo um perdedor de carteirinha. Primeiro por não passar o tempo pensando em tudo que deu certo e em tudo que aprendeu no dia(erros são lições) e em segundo por ficar pedindo a Deus. Deus já lhe deu tudo que você precisa: um corpo, um cérebro e uma alma…agora é com você… USE.

6. Ficar Online vicia e é em geral perda de tempo.
Aqui tenho que confessar, jogar um RPG online é um vício. Costumo jogar 9Dragons e o jogo sem fim(afinal sempre você pode evoluir) e o espirito de comunidade(cheio de brasileiros) e a sensação de se ter outra vida como herói são coisas poderosas. No geral o jogo vale como diversão mas quando se tem pressão por se subir de nível(afinal seus amigos já são level 160 e você ainda esta no 120) e se acaba ficando muito tempo ligado nisso ai é hora de desligar o computador ou ser radical e apagar sua conta no game. Atividades online como ver vídeos, pesquisar são mais motivadoras e tem um melhor propósito. Mas mesmo assim cuidado é pouco. Tem todo um mundo real lá fora e bem divertido.

7. Ação sempre é melhor que nada.

Fazemos dezenas de planos, planejamos todos detalhes e ficamos esperando as boas condições para começar. Já fiquei 3 meses esperando boa oportunidade para ir acampar, no final apesar da previsão do tempo, apesar de so ter 1 amigo para quem ligar e já serem 8 da noite, arrumei o parceiro para travessia e fomos…. o tempo melhorou, foi com certeza um dos melhores acampamentos da minha vida apesar de estar longe de ser perfeito. Várias coisas deram erradas, mas foi uma ação, melhor que ficar em casa olhando calendário e imaginando a próxima oportunidade.

E você oque aprendeu em 2009 ?? Um bom 2010 para todos nós.

[stray-id id=7]

carlos
Engenheiro Civil, ex-militar mas principalmente um montanhista sempre aprendendo coisas novas e compartilhando técnicas, dicas e principalmente o gosto de estar nas montanhas.
http://www.ideiafacil.com

One thought on “Coisas que aprendi em 2009

Comments are closed.