Treinamento de julho

Pois bem, ninguém espera resultados sem agir, fazer nada te rende exatamente isso NADA. Mas para se ter bons resultados é necessário andar na direção certa, pode não ser muito, pode ser um pequeno passo de cada vez. Eu tenho meu objetivo a alcançar e treino para isso.

No momento tenho feito a seguinte rotina de treino, três vezes por semana:

  • Agachamento – 1 série de 20 repetições (este agachamento é pouco diferente irei explicar sobre ele  mais para frente)
  • Pullover – 1 série de 20 (pouco peso apenas para normalizar a respiração do agachamento)
  • Supino – 3 séries de 8 repetições.
  • Puxada Horizontal – 2 séries de 8 repetições
  • Arnold Press – 2 séries de 8 repetições
  • Flexão Barra – 3 séries do máximo que aguentar.
  • Extensão Pés – 2 séries de 15 repetições.
  • Abdominais.

Basicamente é um treino de força (poucas repetições muito peso), deve ser feito depois que se tem alguma base com exercícios com próprio peso do corpo(irei colocar aqui um treino para quem não se exercita a tempo). Também como é treino para iniciante(afinal estive parado por bom tempo) a opção melhor é treinar corpo inteiro em cada dia.

Nada de “dia de pernas”, “dia de braços”. O corpo trabalha como conjunto e você deve aprender a trabalhar ele assim o mais rápido possível. A preferência também é sobre exercícios completos como agachamento, levantamento terra, flexão em barra fixa.

Hoje em dia quando se vai numa academia o instrutor sempre nos passa um treino de hipertrofia(crescer músculos), geralmente os famosos 3 séries de 10 ou 15 repetições, lotado de supinos, leg press, e muito exercícios para bíceps. Mas até hoje nunca vi um instrutor perguntar “qual seu objetivo ?”

Veja bem um escalador ou acampador não esta treinando para ganhar massa e virar um bodybuilder. Nada contra alguém querer ficar da largura da porta de sua casa.

Nice back
Creative Commons License photo credit: CelebMuscle

Mas um escalador não pode perder sua mobilidade nem carregar “peso extra” montanha acima. Este tipo de treinamento de hipertofia não é certo nem errado, apenas visa objetivo diferente. O corpo se adapta a aquilo que se exige dele, um treinamento certo pode não so produzir gigantes em tamanho mas também gigantes em força.

Veja o caso dos levantadores de peso olímpico. Você acha que este pessoal não treina duro? O cara abaixo só esta levantando 240Kgs. E ele não tem metade do tamanho de um bodybuilder profissional.

Levantando 240Kg para alguem que só pesa 69 Kg é algo de respeito.
Levantando 240Kg para alguem que só pesa 69 Kg é algo de respeito.

Acho que um escalador acampador deve procurar é o tipo físico e treinamento mais próximo de um lutador,uma mistura de  força, resistência, agilidade.

Um lutador forte mas lento acaba virando saco de pancada, se não tiver resistência não aguenta mais que 3 rounds. Uma mistura de 3 características no ponto certo faz um bom lutador.Acredito que o mesmo se aplica a alguém que pratica esportes radicais.

Já dei esta dica a um tempo atrás mas vou repetir: Abra uma conta no http://dailyburn.com/ e controle seu treinamento, peso, alimentação totalmente de graça. Você deve poder medir todos os avanços e comemorar cada etapa.

Próxima vez que for comer pizza lembre-se de treinar um pouco também, suas aventuras serão mais fáceis e prazerosas. Tenha sempre seu objetivo em mente.

Pizza push-up
Creative Commons License photo credit: scragz

carlos
Engenheiro Civil, ex-militar mas principalmente um montanhista sempre aprendendo coisas novas e compartilhando técnicas, dicas e principalmente o gosto de estar nas montanhas.
http://www.ideiafacil.com

2 thoughts on “Treinamento de julho

  1. Cara, muito bom mesmo seu blog! Sua meta realmente me interessou, acampo faz um tempo, pretendo subir o Marumbi no final do ano, e explorar os canyons aqui do Rio Grande do Sul, realmente essa sua meta o é um desafio em tanto!

    Gsotei muito das matérias, em especial sobre a ipermeabilização de barracas e o vídeo sobre metas, láá no início.

    Vou entrar aqui daqui um tempo e quero ver as suas fotos no cume do Aconcaguá! :o)

    1. Obrigado Felipe….
      O importante é sempre determinar metas e ir conquista-las. Caso ano que vem eu não consiga Aconcagua, irei outro pico “como experiencia” testar meu preparo. E na próxima vamos tentar de novo…e de novo. Mas espero mesmo conseguir…
      Quanto a suas aventuras não deixe de passar por aqui e contar como foi… quem sabe você queira escrever um artigo e eu publico aqui… Boa sorte e obrigado pelo incentivo.

Comments are closed.